terça-feira, 2 de setembro de 2008

Vampiros? Ou outros seres obscuros?



A imagem aí de cima é uma ilustração do Gustave Doré, um dos meus artistas favoritos. Não é lindo?

Alguém me perguntou na Bienal sobre o quê eu escrevo. Geralmente eu respondo "escrevo histórias de terror". Espero alguns segundos para o meu interlocutor digerir a resposta. Geralmente as reações variam da surpresa pura à admiração, curiosidade, fascínio ou desconfiança. Não se acham escritores de terror todo dia, cruzando o nosso caminho.

Em seguida, emendo: "E de vampiros!". A surpresa, aí é mais evidente. Mas logo em seguida acrescentam: "que legal!". Os vampiros andam populares ultimamente.

Na verdade, acho que 60% dos meus contos falam de vampiros. Mas tenho outros 40% de contos sem a presença deles... E alguns desses contos têm sido elogiados, em especial os contos "Pé-de-moleque em dezembro", em que o Sacizinho conversa com o Menino Jesus, e "O Paraíso", onde conto a história de um gato na cozinha de sua dona. Ambos fazem parte do meu último livro, "A Dama-Morcega", talvez por isso eu os tenha mais claro na lembrança neste instante.

De qualquer forma, talvez eu não esteja sendo muito exata ao me intitular "escritora de histórias de vampiros". Escrevo sobre criaturas obscuras em geral. Inventei esta classificação quando o livro "Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros" foi publicado. Escrevo sobre criaturas que têm algo de sobrenatural na sua natureza, que têm um aspecto escuro, noturno. Então... São seres obscuros, não são?

Por diversas razões, a maioria dos meus livros falam, sobretudo, de vampiros. Assim como, coincidentemente, todos os capistas acharam por bem criarem capas vermelhas para os meus livros. Mesmo o “Amor Vampiro”, onde tive pouca participação na escolha da capa, já que compartilhei a autoria com mais seis escritores.

Embora adore vampiros, assim como a cor vermelha, não quero me resumir a eles. Quero continuar escrevendo sobre tudo, seja obscuro ou não.

É bom não nos resumirmos, seja lá para o que for. O mundo já faz isso pela gente...

Nenhum comentário: